NOTÍCIA

por RudyRoger — publicado 11/10/2025 11h30, última modificação 11/10/2025 11h45

Aprovado projeto que cria Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência em Feliz Natal

por Ander Santana publicado 20/10/2025 22h15, última modificação 20/10/2025 22h21
Projeto garante mais dignidade, inclusão e acesso facilitado a serviços públicos e privados

A Câmara Municipal de Feliz Natal aprovou o Projeto de Lei Legislativo nº 020/2025, que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD) no município. A iniciativa, de autoria da vereadora Adriana da Saúde (MDB), tem como objetivo assegurar atenção integral, prioridade no atendimento e acesso facilitado a serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.

De acordo com o projeto, a carteira será expedida gratuitamente pelo Poder Executivo Municipal, mediante apresentação de laudo médico com a Classificação Internacional de Doenças (CID). O documento servirá como identificação complementar e terá validade de dez anos, podendo ser renovado sem alteração de numeração.

Vereadora Adriana da Saúde

Durante a votação, a vereadora Adriana destacou que o projeto representa um marco na valorização das pessoas com deficiência:

“Essa carteira vai muito além de um documento — ela simboliza respeito, dignidade e inclusão. Queremos que as pessoas com deficiência em Feliz Natal tenham seus direitos reconhecidos de forma prática e humana”, afirmou Adriana.

A CIPcD contemplará todos os tipos de deficiência — física, sensorial, intelectual, mental ou múltipla, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A aprovação reforça o compromisso da Câmara Municipal com o fortalecimento das políticas públicas de inclusão social e acessibilidade, garantindo mais autonomia e qualidade de vida para os cidadãos de Feliz Natal.

Convite Audiência Pública

por Ander Santana publicado 17/10/2025 14h05, última modificação 17/10/2025 14h02
População é convidada a participar e contribuir com o futuro do município

A Câmara Municipal de Feliz Natal – MT convida toda a população para participar da Audiência Pública de apresentação dos Projetos de Lei nº 025/2025 e nº 032/2025, que tratam do Plano Plurianual (PPA) para o período de 2026 a 2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026.

O encontro será realizado no dia 22 de outubro, às 19h, no Auditório Ilton Provenzi.

A participação popular é fundamental para fortalecer a transparência, o diálogo e a gestão pública participativa.

Participe e contribua com as decisões que ajudam a construir o futuro de Feliz Natal!

Câmara de Feliz Natal aprova Refis 2025

por Ander Santana publicado 16/10/2025 18h42, última modificação 16/10/2025 18h42
O programa facilita a regularização de débitos municipais com descontos e parcelamento facilitado
Câmara de Feliz Natal aprova Refis 2025

Vereadores na 33ª Sessão Ordinária de 2025

A Câmara Municipal aprovou, durante a 33ª Sessão Ordinária realizada na última segunda-feira (13), o Projeto de Lei nº 035/2025, que institui o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) em Feliz Natal.

O Refis, será administrado pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Finanças, e oferece descontos de até 100% em juros e multas para pagamentos à vista, além de opções de parcelamento em até 24 meses, conforme o valor do débito que inclui IPTU, ISSQN, dívidas de água e demais taxas.

De acordo com o projeto de lei, os contribuintes poderão aderir ao programa no prazo de até 90 dias após a entrada em vigor da lei.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Weslei Mirandola (PSB), destacou a importância da iniciativa para o município.

“A aprovação do Refis demonstra o compromisso da Câmara com o equilíbrio financeiro de Feliz Natal e com o cidadão. É uma medida que incentiva a adimplência e contribui para que o município continue investindo em melhorias e serviços públicos essenciais”, ressaltou Mirandola.

Com a aprovação legislativa, o projeto segue para sanção e deverá ser regulamentado em breve, permitindo que os contribuintes aproveitem os benefícios do programa ainda neste exercício.

Vereadores prestigiam festas em alusão ao Dia das Crianças em Feliz Natal

por Ander Santana publicado 14/10/2025 14h00, última modificação 14/10/2025 14h00
Os eventos foram realizados pela Prefeitura, no Assentamento Ena e no Campo Tio Teco
Vereadores prestigiam festas em alusão ao Dia das Crianças em Feliz Natal

Vereadores ao lado do Prefeito e do staff do executivo

Como parte de uma tradição em Feliz Natal, a Prefeitura promoveu festas em comemoração ao Dia das Crianças, levando diversão, brincadeiras e muita alegria para os pequenos. A primeira celebração aconteceu na Escola Malvina, localizada no Assentamento Ena e no Campo Tio Teco.

Os eventos contaram com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores, cuja aprovação e parceria são fundamentais para que ações como essas continuem acontecendo todos os anos.

Participaram das comemorações os vereadores Weslei Mirandola (PSB), que esteve presente nas duas festas, professora Raquel Roll (PODEMOS) , no Assentamento Ena, e, na cidade, além de Weslei, marcaram presença Vieira da Saúde (PSB) , André da Van (MDB) , Manoel Nazário (MDB) , Cocão do Bela Vista (MDB) e Adriana da Saúde (MDB).

As festividades proporcionaram momentos de lazer e confraternização entre as famílias, reforçando o compromisso da administração municipal e do Legislativo em apoiar iniciativas que promovem o bem-estar das crianças e o fortalecimento da comunidade feliz-natalense.

Vereadores alteram lei e poderão acumular cargos de deputado estadual, federal e senador sem renúncia

por valcorreia — publicado 11/10/2025 11h30, última modificação 11/10/2025 11h44
Vereadores alteram lei e poderão acumular cargos de deputado estadual, federal e senador sem renúncia

Mudança é assinada pela Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá (Foto: Ednei Rosa/Secom Câmara)

Emenda altera partes dos artigos 19 e 21 da lei orgânica de Cuiabá. As mudanças são assinadas pela Mesa Diretora do órgão e foram publicadas em diário oficial.

 

 

Os vereadores de Cuiabá alteraram a lei orgânica do município e poderão, a partir deste ano, acumular cargos de deputado estadual, federal e senador sem renunciar ao cargo no legislativo municipal. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial de Contas, na terça-feira (20), e são assinadas pela Mesa Diretora do órgão.

G1 entrou em contato com a Câmara de Cuiabá, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

A emenda assinada pelos vereadores Justino Malheiros (PV), Renivaldo Nascimento (PSDB) e Diego Guimarães (PP) altera os artigos 19 e 21 da lei orgânica.

Antes da mudança, os parlamentares eram autorizados a assumir cargos de secretários municipal e não poderiam assumir outro cargo eletivo federal, estadual ou municipal.

Com a nova redação da lei, os vereadores não perderão o mandato e serão considerados automaticamente licenciados, ao assumirem os cargos de secretário municipal e estadual e ainda de ministro, senador ou deputado federal e estadual.

Para os últimos cargos citados, no entanto, a condição é que os vereadores estejam como suplentes.

A emenda não informa se os vereadores que se encaixem nestas particularidades continuarão a receber o salário do legislativo municipal.

 

Fonte: G1 MT

03ª SESSÃO ORDINÁRIA - Em sessão agitada, graves denúncias contra a saúde no Assentamento Ena foram apresentadas aos vereadores.

por valcorreia — publicado 11/10/2025 11h30, última modificação 11/10/2025 11h44
Ex-servidora da saúde de Feliz Natal pediu o uso da tribuna para apresentar denúncias contra secretário municipal, mas foi impedida por parte dos vereadores que alegaram que o regimento interno da casa não previa tal atitude. Caso foi apresentado ao MP e Polícia Judiciária Civil.

 

Tribuna a disposição da Sra. Maciana Melo Barros - A participação na tribuna foi vetada por parte dos vereadores em função de um dispositivo no regimento interno da Câmara Municipal.

Edson da Silva Rosa usou a tribuna para relatar que a saúde no assentamento ENA tem passado por momentos difíceis e por tal motivo foram recolhidas mais de trezentas assinaturas em prol da permanência da enfermeira que lá atuava, tendo em vista que a mesma se dedicava integralmente no atendimento aos pacientes. De acordo com Edson, há falta de medicamentos, falta de estrutura física do prédio de atendimento e principalmente a prontidão da ambulância para salvar vidas. Relatou que houve um óbito e que a ambulância demorou cerca de dez horas para chegar e quando chegou não funcionou e precisou ser empurrada.  Disse que está na tribuna representando grande número das pessoas que usam a UBS, que não se trata de questões políticas e sim de apresentar as demandas de uma localidade onde vivem cerca de duzentas e noventa famílias. Mencionou que a ambulância que foi levada e fotografada como sendo para o Assentamento não atende a localidade, finalizou pedindo providências aos vereadores.

Ademir Alves de Oliveira relatou que a enfermeira da unidade do Assentamento ENA trouxe aqui denuncias muito graves que serão trazidas ao conhecimento de todos, disse que aqui na cidade as escolas também estão precárias. Relatou que participou da reunião de prestação de contas do FETHAB e que ficou insatisfeito pois constatou através dos balanços financeiros que houve desvio dos recursos do FETHAB para outras pastas, convocou os demais vereadores para acompanharem e resolverem tal situação, tendo em vista que as ruas e estradas municipais estão intransitáveis.

 José Nilton Moretto disse que levará as reivindicações feitas pelo Sr. Edson ao executivo, antecipou que o governo do Estado receberá da União o repasse para tentar acertar as contas atrasadas da saúde. Disse que as denuncias pessoais são graves mas que não cabe a Casa de Leis averiguar a vida pessoal do secretário, mas que não será conivente com quem estiver comprovadamente errado. Disse ao vereador Ademir que concorda com a precariedade das estradas, que há problemas sim na administração. Relatou que há a promessa do executivo que enfermeiros serão destinados a unidade do ENA.

 Pascoalina Grassioto disse que a enfermeira da unidade do ENA é uma excelente profissional, mas que o assunto trazido não cabe à Casa de Leis, disse ter certeza que todos estão fazendo o melhor, mas que o município está passando por dificuldades, que tem batalhado para que a saúde melhore.

 Sidonia Kessler se solidarizou com a situação da enfermeira Maciana, que Feliz Natal deve muito a ela por seus serviços, disse que sua permanência não cabe como decisão dos vereadores; que quando o atual Secretário de Saúde era vereador brigou muito na gestão anterior para que a ambulância fosse destinada à localidade, mas que agora nada é feito. Outro ponto é que não cabe aos vereadores julgarem o comportamento pessoal do secretário de saúde, mas seu desempenho à frente da pasta. Pediu ao secretário que exerça uma gestão melhor. Quanto às obras das UBS e PA, os problemas de infiltração e elétrica, o gestor acionará judicialmente a empreiteira responsável da obra para que recupere estas unidades, pois há uma garantia de cinco anos.

 Txonto Ikpeng solidarizou-se com os moradores do Ena e pediu ao secretário que atenda os anseios da população. Relatou as dificuldades enfrentadas pela gestão da saúde, educação, obras, questionou a destinação dos recursos recebidos. Lembrou ainda a falta de empenho com a comunidade indígena. Segundo o líder do prefeito, há um atraso nos repasses do estado, mas espera que haja a normalização. Lembrou da população que acreditou nesta gestão mas que se encontra desamparada.

 Tatyani de Souza Costa parabenizou os moradores do assentamento pela coragem em enfrentar e apresentar os problemas relatados, lembrando ao presidente que há necessidade de realizar sessões itinerantes no assentamento, permitindo assim maior proximidade dos legisladores e a população. Lembrou os problemas relatados quanto às péssimas condições de trafegabilidade das ruas sem pavimento do município.

 Marcelo Ceolin destacou o trabalho da servidora da saúde do assentamento, especialmente enquanto esteve à frente da secretaria de obras. Salientou ainda que as denúncias que viriam à tona são de alçada da justiça, não cabendo à câmara municipal analisar. Outro ponto quanto às ruas da cidade diz-se sabedor da situação. Informou ainda que um caminhão encalhou em uma ponte que cedeu ao peso, perdendo parte da carga de soja.

 Cléverson fez uso da tribuna onde explanou acerca do pronunciamento do Sr. Edson. Disse o presidente que o regimento impediu o uso pela senhora Maciana, mas a denúncia foi levada à polícia e Ministério Público. Disse ainda que 300 moradores assinaram requerimento cobrando providências quanto às condições estruturais do PSF, além da cobrança de uma ambulância de uso exclusivo naquela localidade. Lembrou ao secretário de saúde, que quanto este era vereador era um ferrenho crítico do gestor que não destinava o veículo, mas agora à frente da pasta ainda não solucionou esta equação. Salientou os casos relatados nesta casa pela falta de veículos e condições de atendimento aos moradores do assentamento.  Destacou ainda que face as denúncias apresentadas dificilmente haveria condições de seguir a frente da equipe de saúde. Ao secretário de saúde cobrou providências pela denúncia apresentada em que medicamentos vencidos estão sendo enviados às unidades de saúde. Garantiu aos munícipes que a casa de leis estará atenta a estas e outras denúncias apresentadas.

Projeto de Lei nº 001/2018, Autoriza o Poder Executivo Municipal repassar recursos financeiros à Associação dos Acadêmicos de Feliz Natal – MT, sob forma de contribuição, e dá outras providências.

 A Comissão de Legislação, Justiça, Redação Final, Finanças e Orçamento emitiu parecer favorável ao Projeto.

 Marcelo Ceolin relatou que em reunião com a Promotoria onde havia a necessidade de antes atender a educação básica, houve o compromisso de se encontrar vias de tornar possível o repasse. Declarou seu voto favorável

 Ademir Alves de Oliveira disse que o impasse se dá em virtude da falta de atendimento à educação básica, mas que em conversa com o vice prefeito disse ao vereador que não há verba suficiente para a conclusão da obra da creche, questionou que um município que arrecada cerca de quatro milhões por mês e  gastou R$ 200.000,00 para o Natal iluminado, um trenzinho, e principalmente a reforma de um gabinete, que o que tem acontecido é o mau uso do dinheiro publico, que deixa de atender aqueles que mais precisam.

 José Nilton Moretto disse que é favorável e acredita que a situação será resolvida, que os alunos precisam desse repasse, que se houver a necessidade de responder por isso posteriormente, pretende arcar com as conseqüências. Sobre o natal, disse que houve repasse de parte da verba mas não concorda com gastos do município deixando outras áreas desamparadas.

 Sidônia Kessler ressaltou a importância do transporte dos universitários, que se devem encontrar soluções para concluir as obras da creche, questionou onde está indo o dinheiro público que é a primeira a protestar contra a destruição dos sonhos dos jovens do município. Que irá lutar pela causa.

 Txonto Ikpeng deixou seu apoio ao Projeto, que boatos foram espalhados que a bancada seria contraria ao projeto,  o projeto é necessário para que mais profissionais qualificados atuem no município.

 Adriana de Souza Silva também declarou abertamente o seu apoio ao projeto.

 Tatiany Costa disse que espera o cumprimento dos deveres do poder executivo para que tanto a creche seja concluída para atender à população, porém a necessidade de um não anula a necessidade dos outros, todos precisam que ambas as situações sejam resolvidas.

 Cleverson relatou que o prazo para cumprir as exigências em relação à educação básica é março de 2019, o que condiciona o repasse aos acadêmicos. Disse que as vereadoras Adriana e Tatiany foram à capital em busca de recursos para resolver a situação.

 Aprovado por todos em primeira votação.

 

 Projeto de Lei nº 004/2018, Declara de utilidade pública e autoriza o Poder Executivo Municipal conceder auxílio financeiro à Associação Frei Miguel Bottacin de Apoio ao Idoso, e dá outras providências.

A Comissão de Legislação, Justiça, Redação Final, Finanças e Orçamento emitiu parecer favorável ao Projeto.

Marcelo Ceolin declarou-se favorável ao projeto.

Aprovado por todos em primeira votação.

  Projeto de Lei nº 002/2018, Autoriza o Poder Executivo Municipal conceder auxílio financeiro à Entidade Filantrópica do município – APAE, e dá outras providências.

Marcelo, mais uma vez, disse que é favorável ao projeto.

Aprovado por todos em segunda votação.

  Projeto de Lei nº 003/2018, Autoriza o Poder Executivo Municipal conceder auxílio financeiro à Associação da Sociedade Civil de Interesse Público ACOAF – Associação Comunitária de Orientação e Aprendizagem ao Adolescente de Feliz Natal – MT, e dá outras providências.

Marcelo Ceolin enalteceu mais uma vez a importância do projeto.

  Aprovado por todos em segunda votação.

 Projeto de Lei Legislativo nº 001/2018, Autoriza o Poder Legislativo a conceder reposição de vencimento aos servidores da Câmara Municipal de Feliz Natal/MT, e dá outras providências, de autoria dos vereadores Cleverson Luiz Anacleto DEM, José Nilton Moretto PSDB, Pascoalina Grassioto DEM, Ademir Alves de Oliveira PMDB, Adriana de Souza Silva PMDB, Tatiany de Souza Costa PDT, Txonto Ikpeng PMDB, Sidônia Kessler PR e Marcelo Luiz Ceolin PSDB.

Trata do repasse de 3% sobre os vencimentos dos servidores da Casa de Leis

Despachado para a Comissão de Legislação, Justiça, Redação Final, Finanças e Orçamento emitiu parecer favorável ao Projeto.

 Fonte: www.maisfn.com.br

2ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Feliz Natal

por valcorreia — publicado 11/10/2025 11h30, última modificação 11/10/2025 11h44
Foram discutidos e aprovados em primeira votação dois projetos de lei

 

UCEMAT convida os vereadores para participar de cursos e palestras na ALMT no dia 22/02, além de reunião dos presidentes de câmaras com o governador do estado.

TRIBUNA A DISPOSIÇÃO DOS VEREADORES

Marcelo Ceolin parabenizou alguns cidadãos que auxiliaram no resgate de uma pessoa. Informou ainda que o estado recebeu R$ 100 milhões para pagamentos de contas atrasadas destinadas à saúde pública de MT.

Cléverson Anacleto relatou os problemas enfrentados em uma sala de aula na Escola Municipal Bela Vista, especialmente quanto à infiltração e chuva na mesma. Pediu ao líder do governo especial atenção ao caso.


Projeto de Lei nº 002/2018, Autoriza o Poder Executivo Municipal conceder auxílio financeiro à Entidade Filantrópica do município – APAE, e dá outras providências.

Aprovado por todos em primeira votação.

Projeto de Lei nº 003/2018, Autoriza o Poder Executivo Municipal conceder auxílio financeiro à Associação da Sociedade Civil de Interesse Público ACOAF – Associação Comunitária de Orientação e Aprendizagem ao Adolescente de Feliz Natal – MT, e dá outras providências.


Marcelo declarou-se favorável a aprovação do projeto em função dos serviços prestados à comunidade.

Cléverson informou que outras cidades estão implementando o projeto da ACOAF, servindo como modelo execução.

Moretto declarou que o projeto é de grande importância, mas que há de haver uma colocação profissional para os jovens que participam das atividades para seguir no curso natural, conclamando aos empresários da cidade a abrir vagas para estes jovens.


Ademir disse que a verba para a ACOAF é necessária sim, mas que a creche e as escolas estão com necessidades urgentes, que os problemas começam aqui embaixo e que a assistência deve ser dada desde a primeira idade.

Aprovado por todos em primeira votação.

Foram retirados da pauta 17 Projetos de Decretos Legislativos que tratariam da concessão de títulos de cidadãos feliznatalenses.
Fonte: www.maisfn.com.br

CONVITE

por valcorreia — publicado 11/10/2025 11h30, última modificação 11/10/2025 11h44

MP divulga edital para seleção de 49 vagas para estagiários em MT - Em Feliz Natal o concurso é para cadastro de reserva

por valcorreia — publicado 11/10/2025 11h30, última modificação 11/10/2025 11h44
O período de inscrições será de 19 a 23 de fevereiro e as provas serão aplicadas no dia 25 de março

 

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso lançou novo Edital para realização de processo seletivo para contratação de estagiários na área de Direito. Ao todo foram disponibilizadas 49 vagas. Também será formado cadastro de reserva em 44 municípios. O período de inscrições será de 19 a 23 de fevereiro e as provas serão aplicadas no dia 25 de março.

Os municípios contemplados com vagas foram: Água Boa (2), Alto Garças (2), Alto Taquari (1), Brasnorte (2), Campinápolis (1), Canarana (2), Cotriguaçú (2), Dom Aquino (1), Juara (4), Juína (2), Marcelândia (2), Matupá (1), Nova Canaã do Norte (1), Nova Monte Verde (2), Nova Ubiratã (1), Novo São Joaquim (2), Porto Alegre do Norte (4), Porto dos Gaúchos (2), Querência (2), Ribeirão Cascalheira (2), Santo Antônio do Leverger (2), São Félix do Araguaia (2), Sapezal (1), Tabaporã (2), Vila Bela da Santíssima Trindade (2) e Vila Rica (2).

A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente via internet, no site do Ministério Público www.mpmt.mp.br, a partir das 8h do dia 19 de fevereiro de 2018 até as 23h59 do dia 23 de fevereiro de 2018.

O exame tem validade de dois anos, a contar da data da publicação do edital dos aprovados. O processo seletivo será realizado em etapa única. A prova será objetiva e de múltipla escolha. O conteúdo programático está no Anexo II do edital.

A jornada de trabalho de estagiário é de 25 horas semanais, devendo corresponder ao expediente do Ministério Público e compatibilizar-se com a duração do turno de funcionamento do curso de graduação em Direito em que esteja matriculado.

O estagiário terá direito ao Seguro Contra Acidentes Pessoais, bem como ao auxílio-transporte, no valor mensal de R$ 177,07 e uma bolsa de Auxílio Temporário no valor mensal de R$ 826,35. A duração do estágio será fixada em período não superior a dois anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de necessidades especiais.

CADASTRO DE RESERVA

Conforme o edital, o concurso para cadastro de reserva acontecerá nos seguintes municípios: Alto Araguaia, Apiacás, Araputanga, Arenápolis, Aripuanã, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cláudia, Colniza, Comodoro, Diamantino, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Guiratinga, Itaúba, Itiquira, Juscimeira, Lucas do Rio Verde, Mirassol D'Oeste, Nobres, Nortelândia, Nova Mutum, Nova Xavantina, Paranaíta, Paranatinga, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Poxoréu, Primavera do Leste, Rio Branco, Rosário Oeste, São José do Rio Claro, São José dos Quatro Marcos, Sorriso, Tapurah, Terra Nova do Norte, Várzea Grande e Vera.

Fonte: Mais FN

Prefeitura de Feliz Natal divulga os valores válidos para o ano de 2018 referentes ao ITR

por valcorreia — publicado 11/10/2025 11h30, última modificação 11/10/2025 11h44
Imposto Territorial Rural é premissa da União, mas acordo firmado em 2008 prevê a fiscalização e cobrança por parte do município

 

O decreto nº 015/2018 estipula os novos valores referentes ao Imposto Territorial Rural - ITR - através de convênio firmado entre o município de Feliz Natal e Receita Federal autorizando o mesmo  para exercer as atribuições de fiscalização, inclusive a de lançamento de créditos tributários e de cobrança do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR);

 

De acordo com o decreto, os valores que passam a vigorar na data de sua publicação, ou seja, a partir de 8 de fevereiro são os seguintes: (por hectare)

 

Piscicultura ou pastagem natural            - ..................

Área de preservação de fauna ou flora   - R$    600,00

Lavoura com aptidão restrita                   - R$ 2.226,28

Pastagem Plantada                                    - R$ 2.721,46

Lavoura com aptidão regular                     - R$2.866,44

Lavoura com aptidão boa                          - R$ 3.495.69

 

 

Fonte: www.maisfn.com.br

Projeto de lei acaba com 'Vossa Excelência' e 'doutor' para chamar autoridades

por valcorreia — publicado 11/10/2025 11h30, última modificação 11/10/2025 11h44
“O que há de excelente em um juiz ou parlamentar?”, questiona senador Requião, autor da proposta.

 

"Vossa Excelência, por favor, me esqueça." A frase que foi dita por Ricardo Lewandowski, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), em uma discussãoem novembro de 2016, ao colega Gilmar Mendes, pode não se repetir, se o Projeto de Lei do Senado (PLS) 332/2017 for aprovado.

A proposta acaba com tratamentos pomposos a autoridades e estabelece que elas devem ser chamadas de "senhor" ou "senhora". "Verifica-se incabíveis em uma democracia a continuidade de tratamento protocolar herdado da monarquia, derrubada que foi há mais de 120 anos", diz o autor do PLS, senador Roberto Requião (PMDB-PR).

A mudança no tratamento afetaria presidente e vice-presidente da República, ministros de Estado, governadores e vice-governadores, generais das Forças Armadas, embaixadores, coronéis de polícia ou corpo de bombeiros, delegados, deputados federais e senadores, entre outros cargos.

No Judiciário, os pronomes seriam substituídos para ministros dos tribunais superiores, desembargadores e juízes. A mudança também afetaria membros de ministérios públicos e de defensorias.

Advogados são rotineiramente chamados de "doutor", mesmo os que têm apenas bacharelado e não o título de doutorado. A previsão está na Lei do Império de 11 de agosto de 1827, outorgada por Dom Pedro I. e nunca revogada.

Segundo a proposta em tramitação no Senado, qualquer cidadão está autorizado a usar "você" ou "tu" quando dirigir-se a qualquer ocupante de cargo público.

Na justificativa, Requião afirma que "o conceito de povo revestes-se, no estado democrático, de uma autoridade superior à do próprio governante". Por esse motivo, todos deveriam ter o mesmo tratamento.

O senador argumenta que a forma de chamar as autoridades "deve demonstrar a quebra das distâncias interpessoais que configuravam o paradigma monárquico, onde o rei concedia títulos nobiliárquicos a seus bajuladores".

Pergunto, o que há de excelente em um juiz ou parlamentar?Roberto Requião

De acordo com o texto, magistrados e parlamentares são servidores públicos e têm obrigação de prestar um serviço de qualidade ao povo. "E, em suas funções, não têm o direito de reivindicar do povo um tratamento majestoso", completa Requião.

Exigências expressas ou veladas no sentido contrário seriam entendidas como crime de injúria discriminatória, punível com reclusão de um a três anos e multa.

Querida procuradora

Ao final da justificativa, Requião cita episódio em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou a procuradora da República Isabel Vieira de "querida" em depoimento ao juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, em setembro de 2017.

Na ocasião, Isabel pediu que "o senhor ex-presidente se referisse ao membro do Ministério Público pelo tratamento protocolar devido". Lula então rebatou: "É, como é que seria? Doutora?".

Em seguida, Moro interveio. "Sei que evidentemente o senhor ex-presidente não tem nenhuma intenção negativa em utilizar esse termo 'querida', mas peço que não utilize, tá? Pode chamar de doutora, senhora procuradora, perfeito?"

Para Requião, Lula deu um "bom exemplo de cordialidade e respeito que deveriam permear as relações humanas" que não foi bem recebido. "É possível, porém, que ela não fosse do tipo de desejasse ser 'querida', mas que fosse do tipo aue prefere ser chamada de excelência. Vaidade das vaidades", diz o senador.

Apresentada em setembro de 2017, o PLS 332/2017 aguarda designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Lá, receberá decisão terminativa, ou seja, poderá seguir para a Câmara dos Deputados se for aprovado e não houver recurso para que seja votado pelo plenário do Senado.

Na consulta pública no site do Senado, a proposta tem 6.275 apoios e 712 votos contra.

Fonte: Mais FN

Vereadores analisam 5 projetos de Lei durante a 1ª Sessão Ordinária

por valcorreia — publicado 11/10/2025 11h30, última modificação 11/10/2025 11h44
Vereadores analisam 5 projetos de Lei durante a 1ª Sessão Ordinária

Presidente despacha 5 projetos do executivo

Na tribuna, líder da oposição cobrou a prestação de contas dos recursos do FETHAB para manutenção das estradas

 

Marcelo Luiz Ceolin usou a tribuna para desejar boas vindas a todos e que seja um ano bastante produtivo, que se pratique a compreensão nas ações da casa

José Nilton Moretto também desejou a todos um bom ano.

Ademir Alves de Oliveira falou sobre o projeto relacionado ao FETHAB, que desde sua aprovação não houve prestação de contas, ressaltou que devido às fortes chuvas as ruas e estradas precisam de manutenção. Solicitou um requerimento pedindo os relatórios do uso dos recursos do Fethab para poder prestar contas à população.

O Presidente da Casa, Cleverson Luiz Anacleto desejou boas vindas a todos e confirmou que os esclarecimentos sobre o Fethab já deveriam ter sido repassados e que nesta data o requerimento será feito. Ressaltou a necessidade da união dos vereadores em busca de recursos, como exemplo usou a verba de um milhão de reais que conseguiu, junto com outros vereadores, para as obras das pontes no Assentamento ENA. Comentou que foi procurado pela Associação da Comunidade Entre Rios que precisam de ajuda para buscar melhorias nas estradas de acesso à localidade, tendo em vista que a maioria da população vem para Feliz Natal.

Do Executivo:


Projeto de Lei nº 001/2018, Autoriza o Poder Executivo Municipal repassar recursos financeiros à Associação de Acadêmicos de Feliz Natal - MT, sob a forma de contribuição, e dá outras providências.

Repassa R$ 220.000,00 para subsidiar o transporte diário dos acadêmicos, em dez parcelas, de março a dezembro de 2018.

Despachado para a Comissão de Legislação, Justiça, Redação, Finanças e Orçamento

Projeto de Lei nº 002/2018, Autoriza o Poder Executivo Municipal conceder auxílio financeiro à Entidade Filantrópica do Município - APAE, e dá outras providências.

Repassa R$ 38.400,00 divididos em doze parcelas para custeio parcial das despesas da APAE

Despachado para a Comissão de Legislação, Justiça, Redação, Finanças e Orçamento

Projeto de Lei nº 003/2018, Autoriza o Poder Executivo Municipal conceder auxílio financeiro à Associação da Sociedade Civil de Interesse Público - ACOAF- Associação Comunitária de Orientação e Aprendizagem do Adolescente de Feliz Natal - MT, e dá outras providências.

Repassa R$ 24.000,00 divididos em doze parcelas para custeio parcial das despesas da ACOF

Despachado para a Comissão de Legislação, Justiça, Redação, Finanças e Orçamento
Projeto de Lei nº 004/2018, Declara de Utilidade Pública e autoriza o Poder Executivo Municipal conceder auxílio financeiro à Associação Frei Miguel Botaccin de Apoio ao Idoso, e dá outras providências.

Repassa R$ 24.000,00 divididos em doze parcelas para custeio parcial das despesas da Associação voltada ao auxilio a idosos desassistidos e/ou em situação de risco, localizada na cidade de Vera e presta serviço através de convênio a Feliz Natal.

Despachado para a Comissão de Legislação, Justiça, Redação, Finanças e Orçamento

Projeto de Lei nº 005/2018, Autoriza o Poder Executivo Municipal conceder auxílio financeiro à Associação Comunitária Cultural e Folclórica de Feliz Natal - MT, e dá outras providências.

Repassa R$ 18.000,00 divididos em doze parcelas para custeio parcial das despesas da Associação

Despachado para a Comissão de Legislação, Justiça, Redação, Finanças e Orçamento
Do executivo

Despacha para a C. L. J. R. F. O. o Projeto de Lei nº 001/2018

Despacha para a C. L. J. R. F. O. o Projeto de Lei nº 002/2018

Despacha para a C. L. J. R. F. O. o Projeto de Lei nº 003/2018

Despacha para a C. L. J. R. F. O. o Projeto de Lei nº 004/2018

Despacha para a C. L. J. R. F. O. o Projeto de Lei nº 005/2018

Fonte: MaisFN

                     

PAUTA DA 01ª SESSÃO ORDINÁRIA

por valcorreia — publicado 11/10/2025 11h30, última modificação 11/10/2025 11h44

CONVITE

por valcorreia — publicado 11/10/2025 11h30, última modificação 11/10/2025 11h44
CONVITE

1ª Sessão Ordinária

Controladoria Geral do Estado apresenta relatório que aponta diversas irregularidades no transporte escolar de Feliz Natal e outras cidades matogrossenses.

por valcorreia — publicado 11/10/2025 11h30, última modificação 11/10/2025 11h44
Informações estão detalhadas no Relatório de Avaliação do Controle Interno nº 005/2017 e cita Feliz Natal, Várzea Grande, Sinop, Santo Antônio do Leverger, Cláudia e Nossa Senhora do Livramento

 

Um relatório da Controladoria Geral do Estado (CGE) identificou diversos problemas no serviço de transporte escolar prestado pelos municípios aos alunos que moram em zonas rurais. Entre os casos mais graves, está o achado de que empresas de transporte de produtos tóxicos, fornecedoras de asfalto e até mesmo lavanderias teriam contratos firmados com os municípios para o transporte escolar rural.

“Identificamos construtoras, locadoras de carros, lavanderias, transportadoras de produtos tóxicos, fornecedoras de asfalto, regularmente contratadas para transportar alunos residentes nas áreas rurais”, diz o relatório. “Isso resulta precarização da qualidade dos serviços, com a utilização de veículos antigos, sem adaptações de segurança para uma clientela tão sensível, comprometendo a segurança dos alunos e a imagem do Estado de Mato Grosso perante a sociedade”.

O relatório, finalizado no dia 27 de dezembro de 2017, é assinado pelo auditor Vilson Pedro Nery e pelo superintendente de Controle em Gestão de Pessoas e Previdência da CGE, Gilmar Souza da Silva.

A auditoria também aponta que a prática traz riscos financeiros decorrentes de possíveis ações judiciais indenizatórias, propostas por vítimas de acidentes provocados por veículos em más condições.

Entre 2010 e 2014, o governo cedeu 1.060 veículos aos 141 municípios, por meio de Termo de Cessão de Uso de Bem Móvel. Neste período, cada prefeitura recebeu pelo menos dois veículos, sendo que entre os mais beneficiados foram os municípios de Cáceres (29), Confresa (22), Vila Rica (19), Poconé (19) e Cotriguaçú (18).

 

FELIZ NATAL

Ainda de acordo com o relatório, o caso de Feliz Natal se caracteriza pela falta de licitação em alguns serviços e produtos contratados sem o devido processo licitatório. Veja:

 

Serviços contratados e executados sem o necessário processo licitatório Detectamos que nem todas as prestações de contas são instruídas com o devido processo licitatório, citamos como exemplo os seguintes achados: A Ordem de Pagamento nº 04110/00 de 14/04/2016 no valor de R$ 21.420,00 em favor de uma empresa distribuidora de derivados de petróleo localizada no município de Sinop/MT e os respectivos pagamentos não se fizeram acompanhar do necessário processo licitatório.

 

Da mesma forma com relação ao pagamento verificado no processo sob o Protocolo nº 52228/2017 em que uma empresa de transporte e revenda retalhista.  recebe R$ 15.850,00 em 15/07/2016 sem processo de licitação constar da prestação de contas. Por sua vez, a empresa de autoelétrica recebeu R$ 12.377,73 em 20/07/2016 sem nenhum processo de licitação constar da prestação de contas. Todos esses pagamentos foram efetuados pelo Município de Feliz Natal. Não foram realizadas aquisições específicas de combustível para atender ao transporte escolar.

 

Se percebe que as licitações para aquisição de combustível não foram específicas para o transporte escolar, não há comprovação quanto às rotas percorridas e nem a quantidade de alunos transportados. Há uma inconsistência nas informações sobre a aquisição de combustível, que pode indicar um dispêndio de recursos financeiros além do necessário. Com base nos dados sobre pauta de preços elaborada pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz/MT) [1] , o óleo diesel adquirido em Sinop (distância 111 km) tem como preço mínimo para transporte o índice/litro 0,215376. Já o preço mínimo em Nobres (distância 390 km) é 0,266105, portanto a distância pode estar colaborando para um dispêndio maior. Na prestação de contas é possível detectar que o Município de Feliz Natal deixa de adquirir óleo diesel em Sinop e passa a comprar da pessoa jurídica  que possui unidades nos municípios de Sorriso e Nobres. O produto adquirido neste último fica mais onerosos, em razão da distância entre vendedor e consumidor.

 

O relatório completo está disponível em http://www.controladoria.mt.gov.br/documents/364510/8226396/RELAT%C3%93RIO+05-2017+TRANSPORTE+ESCOLAR.pdf/d32ebff4-201a-e7aa-0846-1c67bb59f9a4

Fonte: Mais FN

Articulação dos vereadores de Feliz Natal contemplará Assentamento Ena com R$ 2 milhões para pontes e estradas

por valcorreia — publicado 11/10/2025 11h30, última modificação 11/10/2025 11h44
Cléverson Luiz Anacleto, Tatiany Souza Costa, Adriana Souza e Ademir Alves de Oliveira assinaram a indicação para destinação das verbas

 

O município de Feliz Natal está prestes a receber cerca de R$ 2 milhões para construção de pontes de concreto com extensão de 7 metros, bueiros, galerias de concreto, além da manutenção e recuperação de estradas vicinais, dentro do assentamento Ena. Segundo o chefe de Divisão do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-MT), Adair José, a previsão de liberação do recurso é para o mês de março deste ano.

“O projeto do assentamento Ena atende todos os requisitos exigidos pelo Incra para aprovação, agora o órgão aguarda a entrega do projeto executivo, que será emitido pela prefeitura, juntamente com a licença ambiental que é emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Posterior a isso, o órgão fará a transferência do recurso para a conta da prefeitura de Feliz Natal”, disse  Adair.

O recurso atende a um pedido feito pelo vereador Cleverson Luiz Anacleto, o Anacleto, que no ano passado reivindicou melhoria para o assentamento Ena. O montante foi articulado por Silvano, junto ao deputado federal Carlos Bezerra, que através de emenda parlamentar conseguiu incluir Feliz Natal na lista dos municípios mato-grossenses que serão contemplados com emendas parlamentares dos deputados Silvano e Bezerra.

“Desde que assumi meu mandato, tenho percorrido os assentamentos do nosso estado, principalmente os que estão localizados na região norte do estado, que é a região onde moro e percorro com mais frequência. Sei o quanto os produtores rurais precisam de apoio, muitas vezes contam apenas com a força do braço e um fio de esperança. Então, nada mais justo estender as mãos, já que está em nosso alcance ajudá-los. O apoio do deputado Carlos Bezerra, sem dúvida, é muito importante para melhorar a qualidade de vida desses trabalhadores”, observou Silvano.

O benefício atende de forma direta centenas de trabalhadores rurais que dependem exclusivamente da agricultura familiar para o sustento da família. A construção de pontes de concreto, de acordo com o vereador Anacleto, dará mais segurança para quem transita pelas duas pontes, atualmente de madeira, para escoamento de sua produção.

“A disponibilidade do recurso é um grande avanço e também uma grande vitória para os pequenos produtores que há anos aguardam por estas tão sonhadas pontes. Sem falar na melhoria que teremos nas estradas vicinais. Estamos bastante otimistas e também agradecidos ao nosso querido deputado Silvano Amaral, sempre nos ajudando em Feliz Natal, e também o deputado Carlos Bezerra, que atendeu na hora o pedido do deputado Silvano. Somos gratos por isso. Tudo isso é sinônimo de parceria”, ressaltou Anacleto.

Também assinaram a indicação, encaminhada ao deputado Silvano, no ano passado, os vereadores Ademir Alves de Oliveira, Adriana Souza e Tatiany Costa.

Fonte: MaisFN

Cinco dicas para economizar na hora de comprar material escolar

por valcorreia — publicado 11/10/2025 11h30, última modificação 11/10/2025 11h44
No início do ano, cresce a procura pelos itens exigidos pelas escolas. Os preços sobem muito e é preciso ficar atento para a despesa não ser tão grande
Cinco dicas para economizar na hora de comprar material escolar

 

Reaproveite

Foto: Anton Sukhinov/Unsplash

5 dicas para economizar na hora de comprar material escolar

Antes mesmo de ir às compras, é bom dar uma olhada nos materiais que foram usados no ano anterior para verificar se há itens que podem ser reutilizados.

Pesquise

Foto: Aaron Burden/Unsplash

5 dicas para economizar na hora de comprar material escolar

Não compre tudo na primeira loja em que entrar. Entre um estabelecimento e outro, o mesmo produto pode ter variação de preços de até 1000%. Então, o ideal é pesquisar e anotar os preços de tudo, do lápis de cor à mochila.

Não fuja da lista

Foto: Kelly Sikkema/Unsplash

5 dicas para economizar na hora de comprar material escolar

Depois de ter identificado o que vai ser aproveitado do ano anterior e pesquisado os preços, é preciso ter foco. Atenha-se à lista daquilo que realmente é necessário e não se renda ao impulso de comprar materiais que não são essenciais e vão pesar no seu bolso.

Evite marcas

De modo geral, os cadernos e outros materiais com estampas de personagens, desenhos ou marcas são mais caros (e não necessariamente melhores). Então, se a intenção é economizar, opte pela simplicidade. Atenção: as escolas não podem exigir materiais de uma marca ou loja específica.

Pratique a boa vizinhança

Foto: Jessica Ruscello/Unsplash

5 dicas para economizar na hora de comprar material escolar

Entre em contato com outros pais para negociar compra, venda ou troca de livros didáticos. Outra boa estratégia é adquirir os materiais coletivamente e negociar, com os estabelecimentos, descontos pela compra em grande volume.

De olho na lei

Foto: Chuttersnap/Unsplash

5 dicas para economizar na hora de comprar material escolar

Lei nº 12.886/2013 proíbe a exigência, pelos estabelecimentos de ensino, de materiais de uso coletivo. São proibidos: materiais descartáveis; de higiene e limpeza; taxas para cobrir despesas com água, luz, impressões etc.

Fonte: Portal Brasil

Recesso Administrativo

por valcorreia — publicado 11/10/2025 11h30, última modificação 11/10/2025 11h44

Cidade de Feliz Natal (MT) tem programação especial e prepara festa com queima de fogos no Natal

por valcorreia — publicado 11/10/2025 11h30, última modificação 11/10/2025 11h44
Cidade de Feliz Natal (MT) tem programação especial e prepara festa com queima de fogos no Natal

Prefeito diz que a intenção é investir mais a cada ano para aumentar o turismo na cidade (Foto: Tarcio Mesquita/ Arquivo pessoal)

Feliz Natal ganhou esse nome após um grupo passar o Natal no local quando a região ainda era de floresta. Município tem programação extensa durante o período de festas de fim de ano.

Feliz Natal, município localizado a 530 km de Cuiabá, tem uma programação extensa no período de Natal e está toda decorada. A cidade de nome sugestivo terá show pirotécnico na virada do Natal, com queima de fogos à meia-noite do dia 24.

Para a festa, os organizadores esperam mais de 3.500 pessoas. A queima de fogos deve durar cerca de sete minutos.

Na praça central, são realizadas apresentações durante os finais de semanas que antecedem o Natal e no dia 24 terá apresentação teatral, show pirotécnico e show dançante para encerrar as comemorações de Natal.

Um trenzinho tem sido uma das principais atrações desse período. Crianças, adultos e idosos podem passear pela cidade.

Com essa programação especial, além de embelezar a cidade, o prefeito de Feliz Natal, disse que quer alegrar a população, fomentar o comércio local, atrair turistas e despertar olhares de novos investidores para o município.

“Queremos levar o nome de Feliz Natal para fora, divulgar para todos conhecerem a nossa cidade”, disse.

Hoje, com 10.933 habitantes, segundo o IBGE, Feliz Natal ganhou esse nome por causa de uma história curiosa. 

Um grupo de funcionários de uma fazenda da região enfrentava dificuldades para voltar de uma expedição pela floresta quando se deparou com um riacho transbordando.

Às vésperas do Natal, essas pessoas não tinham condições de voltar para casa em virtude das estradas estarem em péssimas condições. Porém, não deixaram de comemorar a data e escreveram "Feliz Natal" em uma árvore do local.

No entanto, quando questionados sobre o local onde haviam ficado, respondiam: Lá onde tem uma árvore escrito "Feliz Natal". O nome acabou marcando o local, que ficou com a mesma denominação depois de formada a comunidade, que mais tarde veio a se transformar no município.

* Sob a supervisão de Pollyana Araújo

Por Jéssica Fontenele*, G1 MT

Aprovada em primeira votação a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2018

por valcorreia — publicado 11/10/2025 11h30, última modificação 11/10/2025 11h44
Projeto de Lei nº 027/2017, Estima a receita e fixa a despesa do município de Feliz Natal para o exercício financeiro de 2018

 

CORRESPONDÊNCIAS RECEBIDAS

 Convite da APAE para participar da Confraternização de Pais e Padrinhos no dia 15 às 19:00 horas no Salão Tio Teco.

 A direção da Escola Municipal Bela Vista convida a participar da Formatura do Pré nesta terça-feira, 12, no auditório da Prefeitura.

 A Vereadora Adriana de Souza Silva convida para uma reunião no dia 15 de dezembro as com o Deputado Zé Domingos e o Presidente da AMM Neurilan Fraga no Plenário da Câmara Municipal ás 17:00 horas.

 

TRIBUNA A DISPOSIÇÃO DOS VEREADORES

 Marcelo Ceolin parabenizou pela festa de encerramento do ano do Clube do Idoso. Exaltou os envolvidos na construção do trenzinho. Parabenizou também a realização do amistoso GRENAL, bem como as apresentações do sábado. Agradeceu o convite para a formatura da ACOAF e convidou a todos para participar dos eventos que serão promovidos no final de semana. Parabenizou a Secretaria de Educação pelas ações realizadas e pela parceria com a UFMT.

 Txonto Ikpeng usou a tribuna para agradecer ao convite para participar da formatura da ACOAF, mas que não poderá, pois na aldeia também haverá formatura. Parabenizou a todos pelo trenzinho, que é a alegria do momento.

 José Nilton Moretto fez uso da tribuna livre para dizer que há pouco se encontrou com o secretario de finanças que anunciou que o décimo terceiro dos servidores será pago. Relatou que infelizmente pessoas tem depredado e furtado lâmpadas da iluminação natalina. Sobre a moção de repudio que recebeu disse que a Casa de Leis não é obrigada a receber e/ou se pronunciar, que aquele que quer pode vir conversar com o vereador, e que se alguém quer tomar atitudes que se candidate a vereador, assim como esses o fizeram. Parabenizou a vereadora Adriana pelo trabalho que vem realizando. Ao Professores, disse que não pedirá desculpas, pois não falou nada aos mesmos, que respeita todos os bons funcionários, mas caça os maus, combate  maus exemplos, que combateu o funcionário pois disse que possui denuncias. Disse que honra e respeita os servidores, mas que sempre combaterá aqueles que considerar necessário.

 Cleverson Anacleto agradeceu e parabenizou os madeireiros, que teve seu dia celebrado no ultimo dia 06, tendo em vista a luta vivida pela classe, que é um dos alicerces da economia do estado que merecem honra e respeito. Foi o setor madeireiro que abriu os primeiros caminhos que levaram a fundação de nossa cidade. Ressaltou que esteve na prestação de contas da ACOAF e parabenizou a toda diretoria pela transparência com que conduzem o projeto.

Desde já desejou boas festas a todos.

 Projeto de Lei nº 027/2017, Estima a receita e fixa a despesa do município de Feliz Natal para o exercício financeiro de 2018, e dá outras providências.

 A Comissão de Justiça, Redação, Finanças e Orçamento emitiu parecer favorável ao Projeto.

 Aprovado por todos em primeira votação.         

Fonte: MiasFN 

Pauta da 40ª Sessão Ordinária

por valcorreia — publicado 11/10/2025 11h30, última modificação 11/10/2025 11h44

CONVITE

por valcorreia — publicado 11/10/2025 11h30, última modificação 11/10/2025 11h44

Termo de Cooperação entre estado e município de Feliz Natal garantem funcionamento de Posto de Identificação pelos próximos 48 meses

por valcorreia — publicado 11/10/2025 11h30, última modificação 11/10/2025 11h44

PI ou Posto de Identificação é o local onde o cidadão pode solicitar a confecção do Registro Geral - RG ou carteira de identidade. No termo assinado, não haverá repasse de recursos, sendo válido por 48 meses podendo ser prorrogado desde que haja interesse entre as partes. Confira o edital:

 

EXTRATO DO TERMO DE COOPERAÇÃO Nº 0279/2017/SESP DA ESPÉCIE: Termo de Cooperação que entre si celebram o Estado de Mato Grosso, por intermédio da Secretaria de Estado de Segurança Pública - SESP e o Município de Feliz Natal/MT. DO OBJETO: O presente Termo de Cooperação tem por objeto a Instalação e Funcionamento de um Posto de Identificação no Município de Feliz Natal - MT. DOS RECURSOS: Para a execução das atividades previstas neste Termo de Cooperação, não haverá repasse de recursos entre as partes. DA VIGÊNCIA : O prazo do presente Termo de Cooperação é de 48 (Quarenta e oito) meses, contados a partir da data da sua assinatura, podendo ser prorrogado por acordo das partes mediante Termo Aditivo, desde que devidamente justificada e solicitada antes do término da vigência. DATA DA ASSINATURA: 04/12/2017 PROCESSO nº 273654/2017 ASSINAM: Gustavo Garcia Francisco (Secretário de Estado de Segurança Pública); Rafael Pavei (Prefeito Municipal de Feliz Natal/MT).

 

Informações sobre a emissão do RG estão disponíveis no site da Politec

 

Dúvidas e informações sobre a Identificação Civil poderão ser sanadas pela população em um novo campo no site da Politec. No espaço, situado no lado inferior esquerdo do site, poderão ser obtidas informações a respeito de prazos, documentos necessários para a emissão do documento de identidade, prioridades, entre outras questões.

O serviço, desenvolvido pela Ouvidoria da Politec pelo Setor de Tecnologia da Informação reúne informações que correspondem a 40% das manifestações recebidas pela Ouvidoria da Politec. “Vimos a necessidade de acrescentar essas informações no nosso site, para facilitar o acesso da população, com respostas às perguntas frequentemente encaminhadas à ouvidoria”, afirmou a ouvidora setorial Stela Pacola.

Além do campo em que é possível ter respostas sobre as perguntas frequentes, o cidadão poderá realizar o pré-cadastro do RG, através do link para o Portal da Segurança, para agilizar o atendimento no posto de identificação.

O site informa também os horários de atendimento, acompanhamento do processo de confecção do RG, lista com os endereços e telefones de todos os postos de identificação do Estado, a padronização da Foto 3x4, além da emissão dos boletos, e os critérios de isenção da taxa. 

Ouvidoria

A Ouvidoria da Politec é um canal de comunicação entre o cidadãos usuários, clientes e os setores da instituição. Sua função principal é receber a sociedade em geral para que possam criticar, sugerir, reclamar ou elogiar as ações da Politec. Para isto, o setor possui ferramentas, como o telefone 0800 647 8987 da Central de Atendimento ao Cidadão, e o site da ouvidoria que recebe e encaminha as manifestações para a Politec.

Extensão da Ouvidoria Setorial do órgão, a CAC busca estabelecer um canal ágil, direto e específico de comunicação com o usuário (cidadão, promotores de Justiça, juízes de Direito etc) dos produtos e serviços da Politec para fornecimento de informações acerca de demandas.

 

Fonte: MaisFN

Vereadores aprovam sem ressalvas o Plano Plurianual em primeira votação

por valcorreia — publicado 11/10/2025 11h30, última modificação 11/10/2025 11h44
PPA norteará a gestão pública de Feliz Natal para os anos de 2018 a 2021

 

Adriana de Souza Silva usou a tribuna para parabenizar o evento do Natal Iluminado, todos os envolvidos. Pediu ao líder do governo que faça a manutenção da Rua Pinhalzinho e também repassou a cobrança feita pelos servidores públicos sobre a moção de repúdio.


Sidônia Kessler pediu desculpas por não chegar a tempo da cerimônia de abertura do Natal Iluminado, parabenizou todos que se esforçaram para a realização. Disse que o que é bom deve ser valorizado. Sobre uma piada que tem circulado sobre o trenzinho que disseram que vai carregar soja nas estradas, disse que não partiu dela e sim o que ela teve a intenção foi elogiar os trabalhadores. Deixou claro que não tem acordos políticos com ninguém.

Marcelo Luiz Ceolin relatou que nos dias 28 e 29 no evento Fomenta Mato Grosso, promovido pelo SEBRAE, onde assistiram palestras, encontros de negócios, explicações sobre pregões, entre outros, dizendo o quanto foi produtivo e esclarecedor para aproximar o poder público com os cidadãos. Parabenizou “As Boleiras” equipe de futsal feminino que venceu o campeonato. Enalteceu todos aqueles que trabalharam para a realização do Natal Iluminado.

Pascoalina Grassioto relatou que vários políticos visitaram Feliz Natal neste final de semana, disse que houve a promessa de repasses de R$ 700.000,00 para melhoria das estradas. Mencionou a importância do ex prefeito Debastiani em trazer nomes políticos tão fortes para prestigiar a cidade. Parabenizou todos pelo Natal Iluminado.

Txonto Ikpeng parabenizou o prefeito e a Sec. de Assistência Social em nome da primeira dama pelo esforço para a realização da festa do Natal Iluminado. Pediu à população que conserve e cuide do que foi realizado. Agradeceu a presença das autoridades e que cumpram os compromissos firmados.
Moretto foi à tribuna para declarar a vereadora Adriana que na próxima sessão se pronunciará sobre o assunto levantado. Quanto à administração municipal, relatou o encontro do caminho político pelo prefeito, trazendo em um único dia diversos líderes que trarão recursos e melhorias. Disse ainda que o gestor está na capital do estado para firmar convênio de uma escavadeira hidráulica e pleitear uma motoniveladora. O líder do governo informou que foi apoiador desde o início, que se trata de uma iniciativa que poderá ganhar ainda maior corpo e volume, fomentando o turismo e o comércio local. Parabenizou a todos que se empenharam para a concretização deste sonho que se tornou realidade. Dedicou especial atenção à empresa Pioneira Agrícola que tem se envolvido no desenvolvimento da agricultura em Feliz Natal.

Marcelo retornou para agradecer a festa oferecida pela empresa Pioneira. Lembrou também da conquista de uma ambulância através do deputado Nilson Leitão.

Cleverson relatou que a cobrança dos vereadores culminou com a promessa do deputado, mas sempre com a precaução quanto à promessas políticas, mas de antemão parabenizando o deputado e o empenho dos envolvidos no Natal Iluminado, ressaltando o envolvimento das escolas que abrilhantaram ainda mais o evento. Parabenizou as Escolas Municipais Bela Vista e Malvina E. Pescinelli pelas Mostras do Projeto União Faz a Vida.

Projeto de Lei nº 025/2017, Dispõe sobre o Plano Plurianual para o período de 2018 a 2021, e dá outras providências. A Comissão de Justiça, Redação, Finanças e Orçamento emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei. Cleverson esclareceu que o projeto é debatido a cada quatro anos e norteará os próximos três anos desta gestão e o primeiro ano da próxima gestão, pode sofrer alterações, desde que aprovadas pelo Legislativo.

Aprovado por todos em primeira votação.
Fonte: Maisfn

Vereadores aprovam três projetos de lei e uma proposta de emenda

por valcorreia — publicado 11/10/2025 11h30, última modificação 11/10/2025 11h44

A vereadora Tatiany Costa parabenizou a Escola Princesa Isabel pela Mostra do Programa A União Faz a Vida assim como a APAE. Parabenizou também a organização e os participantes da caminhada Passos que Salvam.

 Ademir Alves de Oliveira relatou sobre a viagem a Capital Federal, disse que conversaram com vários deputados e senadores e entregaram vários ofícios e que espera que em breve sejam atendidos. Reclamou do Deputado Nilson Leitão que não recebeu a comitiva de vereadores de Feliz Natal.

 Marcelo Luiz Ceolin parabenizou a Secretaria de Agricultura por receber do estado uma patrulha agrícola que será usada pela comunidade do Cruzeirinho, parabenizou a família Nicoli pela festa oferecida aos idosos, assim como o acampamento da ACOAF, lembrou sobre os cursos que serão oferecidos pelo CDL em Cuiabá. Enalteceu a participação de todos na Caminhada Passos que Salvam.

 José Nilton Moretto relatou sua indignação com o governo do estado pelo descaso com a saúde pública, principalmente dos HRs, comentou também sobre o quanto o asfalto que liga Feliz Natal à Vera esta deteriorado, que tentarão promover um mutirão com a iniciativa privada para tentar consertar. Disse que Mato Grosso sempre foi um Estado pujante e que agora passa vergonha nas necessidades mais básicas.

 Cleverson fez uso da tribuna para dizer que acompanha o pensamento do vereador Moretto, sendo ciente de que o governo tem um certo desinteresse com o município. Ainda segundo o presidente, a climatização das salas de aulas está prejudicada por falta de iniciativa do governo do estado. De acordo com o prefeito, um outro deputado tentará interceder para que o município receba esta emenda. Outro tópico foi a visita à Brasília, com diversos projetos apresentados para atração de investimentos públicos federais no município.

           DO EXECUTIVO:

                                         Projeto de lei Complementar nº 005/2017, Altera o parágrafo único do art. 32 e o anexo V da Lei Complementar 009/2008.

 Trata da alteração da jornada de trabalho dos profissionais da educação, através de instrução normativa da Secretaria Municipal de Educação.

Despachado para a CJRFO

Solicitada a dispensa de interstício, votada e aprovada por todos.

A CJRFO emitiu parecer favorável à aprovação do projeto de Lei Complementar.

O presidente informou que o debate foi feito com alguns servidores, sendo que os vigias também poderão participar do sistema de avaliação.

Aprovado por todos em única votação.

                                    Projeto de Lei nº 029/2017, Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial no valor de R$ 400.000,00, e dá outras providências.

 Requer a aprovação para abertura de credito adicional de R$ 390.000,00 para aquisição de uma patrulha mecanizada através do Ministério da Agricultura, sendo a contra partida do município de R$ 10.000,00 com recursos próprios.

 Despachado para a CJRFO

Solicitada a dispensa de interstício, votada e aprovada por todos.

A CJRFO emitiu parecer favorável à aprovação do projeto de Lei Complementar.

O presidente disse que é uma alegria imensa votar um projeto como este, tendo em vista que este dinheiro está sendo destinado pelo deputado Neri Gueller para a compra de uma patrola, que auxiliar a Secretaria de Obras.

 Aprovado por todos em única votação.

                                          Projeto de Lei Complementar nº 004/2017, Altera dispositivos da Lei complementar nº 037/2014, Que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores Públicos da Administração Direta do Poder Executivo do município de Feliz Natal, Mato Grosso, e dá outros providências.                                                                       

Trata da fixação da data para a revisão dos vencimentos dos servidores, sendo o mês de março de cada ano, respeitando os índices de forma indistinta ente os servidores.

Aprovado por todos em segunda votação.

                                                                                                         

DO LEGISLATIVO:

                                        Proposta de Emenda nº 001/20017, Revoga o parágrafo 5º do artigo 10º da Lei Orgânica do município de Feliz Natal – MT, de autoria dos vereadores José Nilton Moretto PSDB, Pascoalina Grassioto DEM e Ademir Alves de Oliveira PMDB.

Revoga a exigência do cumprimento obrigatório de trabalho de seis horas semanais pelos vereadores municipais na Câmara Municipal, considerando a exigência desnecessária, tendo em vista que o trabalho do vereador se dá constantemente.

A CJRFO emitiu parecer favorável à aprovação do projeto de Lei Complementar.

 O vereador José Nilton Moretto usou a tribuna para explicar que a sua intenção com o Projeto de Emenda é rever parte do Projeto de Lei, pois considera que as atitudes que engrandecem um vereador se dão em atos como a viagem realizada a Brasília, assim como diariamente têm se envolvido com atividades, na ultima semana relatou que trabalhou 76 horas. Disse que ajuda como pode, e que uma maneira é economizar, conforme ele, cerca de R$ 20.000,00 por mês, que poderão ser destinados para outras necessidades do município.

 Cleverson Anacleto veio à tribuna para defender o projeto apoiado por ele na legislação anterior, ressaltando a necessidade de estar na Casa de Leis, concorda que vereador é vereador em tempo integral, mas que é aqui que a população vem procurar o vereador. Parabenizou o trabalho do vereador Moretto, mas declarou seu voto contrario, justificando.  Disse que as viagens são questões de regulamentações da Lei, e que essas horas então devem ser compensadas.

 Marcelo Luiz Ceolin retornou para também dizer ser contrario à Emenda, já que também é autor do Projeto de Lei. Disse que todos os vereadores desta legislatura têm cumprido essa determinação de forma exemplar, o que não acontecia antes, o que originou a Lei. Pediu que caso o sim vença, pediu que a atitude que têm tomado.

Ademir disse que a Lei ainda não está regulamentada na Casa de Leis, que cada vereador vem porque foi eleito para tal.

 Aprovado por sete  votos a dois em primeira votação.

 Cleverson convidou a todos para a Mostra na Escola Bela vista no dia 30 e encerrou a sessão.


Fonte: MaisFN

Em pronunciamento na rádio local, prefeito de Feliz Natal admite que vereadores estão apenas cumprindo com seu dever ao prosseguir com investigação em que ele é o alvo

por valcorreia — publicado 11/10/2025 11h30, última modificação 11/10/2025 11h44
Em pronunciamento na rádio local, prefeito de Feliz Natal admite que vereadores estão apenas cumprindo com seu dever ao prosseguir com investigação em que ele é o alvo

Prefeito Rafael Pavei

O discurso fala de união e respeito ao trabalho dos vereadores, mas as ações são de ofensas e ânimos exaltados contra os legisladores de Feliz Natal.

Em pronunciamento na rádio local, prefeito de Feliz Natal admite que vereadores estão apenas cumprindo com seu dever ao prosseguir com investigação em que ele é o alvo

O discurso fala de união e respeito ao trabalho dos vereadores, mas as ações são de ofensas e ânimos exaltados contra os legisladores de Feliz Natal.

O discurso, para variar, é diferente da prática. Na última sexta-feira dia 27, durante a última sessão extraordinária da Câmara Municipal manifestações um tanto quanto agressivas quanto ao trabalho dos vereadores que decidiram, democraticamente e baseados no regimento interno e amparados pela constituição federal que lhes imputa o dever de investigar. No sábado, mais protestos e ânimos exaltados, desta vez na praça central, com ofensas aos vereadores que não são da base do prefeito.


Nesta manhã, 31, o prefeito Rafael Pavei pediu paciência e compreensão aos feliznatalenses com o trabalho dos vereadores. Admitiu ainda que é hora de trabalhar em conjunto com o legislativo municipal. O que mudou então? Peso na consciência, baixa adesão popular à sua causa pessoal, incredulidade?

Para estas perguntas, só o tempo dará as respostas. Mas que fique claro, após diversas acusações contra o denunciante Júlio Aparecido Ferreira, então na qualidade de Chefe do Departamento Municipal de Trânsito era homem de confiança, tendo ocupado o mesmo cargo na gestão passada. Júlio gravou as conversas como forma de se precaver contra pedidos irregulares de liberação de documentos e veículos. Ato amparado legalmente, uma vez que não se trata de interceptação telefônica clandestina.

Júlio está no olho do furacão. Acusado de ser um péssimo servidor, mas na defesa do prefeito, por diversas vezes é elogiado e tem seu trabalho enaltecido pelo Sr. Rafael Pavei. Novamente, o discurso se opõe a prática.
Fonte: Mais FN

34ª SESSÃO ORDINÁRIA - Casa de Leis recebeu um Projeto de Lei e uma indicação

por valcorreia — publicado 11/10/2025 11h30, última modificação 11/10/2025 11h44
34ª SESSÃO ORDINÁRIA - Casa de Leis recebeu um Projeto de Lei e uma indicação

34ª Sessão Ordinária

Em tribuna livre o vereador Marcelo Luis Ceolin agradeceu e parabenizou o Comandante Dantas e os alunos da ACOAF pela construção dos canteiros e plantio de hortaliças. Convidou a todos para o jantar que será promovido pelos alunos no dia 10 de Novembro. Parabenizou às Brutas pelo 1º Pedal Outubro Rosa, Novembro Azul, ressaltou a beleza do evento voltado para todos, estimulando a inclusão e a superação. Agradeceu todos os colaboradores.

Pascoalina Grassioto também parabenizou o evento realizado, enalteceu cada pessoa envolvida, o comprometimento de todos que trabalharam para que o evento acontecesse, cada patrocinador, cada ciclista, ao site MaisFN pela cobertura do evento.

Adriana de Souza Silva declarou que votou SIM pela continuidade da investigação, desejando que a verdade seja o que prevalecerá. Comentou que uma ex vereadora chamou os atuais vereadores que votaram sim de vagabundos e que não honram suas cadeiras, perguntou o que tal vereadora fez por Feliz Natal em seu mandato.

Cleverson Anacleto parabenizou os servidores por seu dia, e também as Brutas do Pedal pelo evento, se comprometeu em participar do próximo. Relatou que foi visitar a plantação de hortaliças no dia de hoje na horta da ACOAF. Também convidou a população para participar do jantar no dia 10.

Txonto Ikpeng colocou que na última Sessão Extraordinária, os vereadores assumiram a responsabilidade de investigar, disse que cada vereador respeita seus eleitores, que sua origem política é de coletividade, de compartilhar gestão e era isso que esperava do executivo, sabendo que ninguém pode fazer sozinho. Relatou que há dez meses tenta falar com o prefeito, que como indígena tem condições de ajudar no desenvolvimento do município, usou a cidade de Canarana como exemplo, que tem uma aldeia e explora o turismo, sendo que Feliz Natal tem vinte aldeias, que o Xingu tem um potencial enorme para contribuir, que os indigenas lutam para conquistar seus direitos como a casa de apoio, estradas, e reforma das escolas, e que a união de seu povo tem força para somar para o desenvolvimento de Feliz Natal. Foi enfático em dizer que não sente a vontade do executivo em ser parceiro com o legislativo, que o ideal seria unir forças para trazer emendas e mais alternativas para o município. Colocou-se a disposição para o diálogo junto com os demais caciques e líderes indígenas.

Projeto de Lei Complementar nº 004/2017, Altera dispositivos da Lei Complementar nº 037/2015, Que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores Públicos da Administração Direta do Poder Executivo do Município de Feliz Natal, Mato Grosso, e dá outras providências.

Trata da alteração a revisão geral de vencimentos referentes aos cargos específicos anualmente, sempre na mesma data, observando-se os preceitos legais, no mês de março de cada ano.

Despachado para a Comissão de Redação, Justiça, Finanças e Orçamento.
Indicação nº 056/2017, para que seja encaminhado ao Excelentíssimo Prefeito Municipal, Senhor Rafael Pavei, a presente Indicação para que sejam tomadas as devidas providências no sentido de colocar um nome na rua existente no loteamento do Passador, de autoria dos vereadores Pascoalina Grassioto DEM, José Nilton Moretto PSDB, Cleverson Luiz Anacleto DEM e Marcelo Luiz Ceolin PSDB.

Marcelo defendeu a indicação, pois as casas daquela rua não recebem energia elétrica da distribuidora por falta de nome.

Cleverson informou que a energisa não reconhece a via porque a mesma não possui nome.

Aprovado por todos em única votação.

Deputado recebe vereador e lideranças indígenas de Feliz Natal

por valcorreia — publicado 11/10/2025 11h30, última modificação 11/10/2025 11h44
Vereador Txonto Ikpeng é o primeiro legislador indígena eleito pelo município

O deputado federal Ságuas Moraes (PT) recebeu em Brasília na quarta-feira (25.10), overeador Txonto Txonto do Xingu, da etnia Ikpeng do médio Xingu. Também participaram da reunião lideranças indígenas do município de Feliz Natal, dentre eles: Napiku Talugu Txicão, presidente da Associação Indígena Moygu Comunidade Ikpeng (AIMCI), Managu Txicão, Maiua Meg Poanpo Txicão.

As lideranças indígenas reivindicaram do parlamentar a indicação de uma emenda individual ao Orçamento Geral da União 2018, com o propósito de viabilizar a construção de uma Casa de Apoio aos Índios para atender aos povos indígenas do Xingu, durante o período em que estão realizando suas atividades urbanas na sede do município.

Fonte: Mais FN

02 ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA - Prefeito sofre revés e investigação sobre denúncia continua

por valcorreia — publicado 11/10/2025 11h30, última modificação 11/10/2025 11h44
A continuidade da representação dá-se por seis votos a favor da sequência do processo, e três votos contrários.

Discussão e votação do Parecer da Comissão Processante se dará ou não continuidade ao prosseguimento da apresentação em face ao prefeito municipal Rafael Pavei.

Sidônia Kessler leu o conteúdo da representação.

Em sua defesa o prefeito alegou que não cometeu nenhum ato ilícito ou ilegal, declarou que em sua função social de atender a população, e que com informações das pessoas de que sua documentação estava em dia, pediu ao representante que fizesse o que é de dever fazer. Quanto à exoneração, disse que se trata de um cargo nomeado e pode ser mudado a qualquer tempo.

 A votação da continuidade ou arquivamento da representação será submetido ao plenário e  se dará pela maioria absoluta .

A relatora ressaltou que a Câmara Municipal de Feliz Natal seguiu e seguirá sempre de forma justa e em busca da verdade, além de seguir todas as disposições em seus regimentos, assim como códigos do processo penal, de acordo com todas as regras vigentes.

 A relatora, em suas conclusões, leu algumas falas contundentes do processo e julgou inadequado o arquivamento, e sim a decorrência das instruções, tendo em vista que os fatos merecem uma analise mais profunda e daí então a aplicação, ou não das penas cabíveis, priorizando a verdade acima de tudo.

 DEBATE:

Pascoalina Grassioto usou a tribuna para dizer que não considera que o prefeito tenha cometido nenhum ato ilícito, mas sim, agiu de boa fé. Relatou um caso que viveu, particularmente, onde teve dificuldades com o representante por não ter conseguido liberar um carro de sua mãe com procuração. Disse que muitas vezes já havia pedido a demissão do representante, por considerar que o mesmo não cumpria de forma correta seu papel. . Foi bastante enfática ao dizer que o servidor traiu a confiança do prefeito.

 Ademir Alves de Oliveira exaltou a coragem do denunciante, pedindo a mesma coragem aos seus companheiros vereadores, que votem com consciência e representando aqueles que os elegeram fiscalizadores, cumprindo com seu dever cívico e moral em um momento histórico vivido pela cidade de Feliz Natal.

 José Nilton Moretto disse considerar que a denuncia não tem fundamento, em principio pelo representante ter traído a confiança do representado, que o gabinete sempre esteve aberto para que conversas e esclarecimentos fossem feitos. Também relatou um evento pessoal que sofreu no órgão. Alegou que o prefeito exclusivamente pediu que exercesse suas funções. Ao vereador Ademir, disse que não lhe falta coragem, porém conseguir aquilo que se quer se faz com trabalho.Foi veemente em dizer que a acusação não se sustenta. Disse que também já havia pedido a demissão do funcionário, mas que o prefeito o defendeu como um bom funcionário, como confiável, porém o mesmo não se mostrou adequado ao cargo. Pediu o apoio dos demais vereadores.

 Marcelo Luis Ceolin pediu apoio ao NÃO para o prosseguimento da denuncia, relatou que quando o servidor Julio foi nomeado, muitas pessoas se manifestaram contrárias. Disse que a exoneração foi pedida pelo servidor.

 Sidônia Kessler disse que não se deve tomar em defesa nenhum dos lados, tendo em vista que há a necessidade de maior análise dos fatos, que dez dias é um período muito curto. Perguntou à vereadora Pascoalina, se há algum processo contra o funcionário, que a exoneração se deu após as denuncias, que o mesmo pede a continuidade, tendo em vista que ele será o maior prejudicado. Sugeriu a todos que hajam como vereadores, que aquele que não deve não teme, que o papel do vereador deve ser cumprido e que no fim deste processo cumprir-se-a a justiça. Disse que não gostaria que Feliz Natal siga o exemplo do congresso nacional, que arquiva processos sem julgamento. Fez questão de ressaltar que o prefeito não é de poucos e sim de todos, que partidos políticos devem ser deixados de lado neste momento. Que sempre foi mal atendida nesta gestão, e que na última semana foi a pessoa mais bem recebida pelo executivo.

 Votaram pela ordem:

Ademir Alves de Oliveira

Adriana de Souza Silva

José Nilton Moretto

Marcelo Luis Ceolin

Pascoalina Grassioto

Tatiany de Souza Costa

Txonto Ikpeng

Sidônia Kessler

Cleverson Luis Anacleto

 A continuidade da representação dá-se por seis votos a favor da sequência do processo, e três votos contrários.

 Os presentes se manifestaram contrários à decisão, e aos gritos apoiaram a  primeira dama que se manifestou de forma veemente, dizendo que estão querendo cassar uma pessoa honesta.

Fonte: Mais FN

Pauta da Sessão Extraordinária

por valcorreia — publicado 11/10/2025 11h30, última modificação 11/10/2025 11h44

Ações do documento